O Batalhão Escolar da PMGO acredita que quanto maior o nível de desordem e criminalidade em uma escola, maior é a sensação de insegurança e o medo do crime. Sendo alto o índice de desordem, maior a probabilidade de aumento no número de delitos.
Crime e desordem estão diretamente relacionados e, ao contrário do que se imagina, a desordem não é um problema leve sem relação com problemas graves.
O lançamento do efetivo policial militar em ações e estratégias proativas e reativas previne a ocorrência de crimes. A presença ostensiva de Policiais Militares perto das escolas cria a sensação de segurança e faz com que agressores mudem de idéia ou de lugar quanto à realização de atos criminosos.
Nesse sentido e para conter a violência no ambiente escolar nesta Capital, será lançada a Operação Escola Livre, no dia 17/11/11 (quinta-feira), na porta do Colégio Estadual Lyceu de Goiânia, das 8h às 23h, com enquadramento previsto para as 07h e intervalo às 15h, quando haverá a troca de turno.
A referida Operação será realizará com a participação do efetivo do BPMESC nos períodos matutino, vespertino e noturno e contará com o emprego de 52 (cinqüenta e dois) Policiais Militares no transcorrer de toda a operação com a utilização de 26 (vinte e seis) viaturas, das quais 13 (treze) caracterizadas e 03 (três) não caracterizadas.
Objetiva-se também prevenir a ação de agressores da sociedade nas proximidades das escolas, envolvendo crimes contra a pessoa e contra o patrimônio; prevenir o tráfico e uso de drogas e apreender armas de fogo; realizar o cadastro de pessoas que exercem atividades laborais nas proximidades das escolas para integrarem a Rede de Apoio à Segurança e; tirar de circulação, através do cumprimento dos Mandados de Busca e Apreensão, menores infratores.
Em casos mais eventuais, mais com probabilidade de ocorrer, o Batalhão objetiva a apreensão de adolescentes que, no período desta operação, se envolverem em ocorrência, surgindo assim a necessidade de intervenção imediata de Policiais Militares para atuarem na resolução do problema, como exemplo rixa na porta das escolas, agressão dentro da sala de aula, etc.
Fonte: Tenente Coronel Wesley
0 comentários:
Postar um comentário