Este método foi desenvolvido por policiais epesquisadores no projeto Newport News, na década de 1970 nos EUA,modelo de solução de problemas que pode ser utilizado para lidar com oproblema do crime e da desordem. Como resultado desse projeto surgiu ométodo SARA, que traduzido para a língua portuguesa é denominado IARA.
1ª FASE -IDENTIFICAÇÃO SCANNING
2ª FASE -ANÁLISE ANALYSIS
3ª FASE -RESPOSTA RESPONSE
É importante ressaltar que existem diversas variações desta metodologia,detalhando ainda mais cada uma das fases. O método IARA é de simplescompreensão para os líderes comunitários e para os policiais que atuam naatividade fim, e não compromete a eficiência e eficácia do serviço apresentadapelo POP, assim como não contradiz outros métodos, por isso, neste textoresolvemos adotá-la como referência.Observe como que o processo PDCA (muito utilizado na administração deempresas), assemelha-se com o próprio método IARA, utilizado nopoliciamento orientado para o problema (POP).Como primeiro passo, o policial deve identificar os problemas em sua área eprocurar por um padrão ou ocorrência persistente e repetitiva. A questão quepode ser formulada é: O QUE É O PROBLEMA?
Para GOLDSTEIN (2001) um problema no policiamento comunitário podeser definido como“um grupo de duas ou mais ocorrências (cluster de incidentes) que são similares em um ou mais aspectos (procedimentos,localização, pessoas e tempo), que causa danos e, além disso, é uma preocupação para a polícia e principalmente para a comunidade.”
CERQUEIRA (2001), conceitua que problema (no contexto de PolíciaComunitária),
“é qualquer situação que cause alarme, dano ameaça ou medo,ou que possa evoluir para um distúrbio na comunidade”
Fonte: SENASP
0 comentários:
Postar um comentário