.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Monitoramento eletrônico: Cidade cada vez mais vigiada

Segundo a Polícia Militar, instalação de câmeras em vias públicas reduz criminalidade em até 90%

Pablo Santos 03 de novembro de 2011 (quinta-feira)

Idealizado em 1948 na célebre obra de George Orwell, 1984 , o monitoramento da sociedade por câmeras tem se mostrado uma das mais eficazes forma de combater a violência. Segundo a Polícia Militar, os índices de pequenos furtos nos 41 pontos onde foram instaladas câmeras de monitoramento de ruas e avenidas caíram em torno de 90% a 95%, garantindo maior segurança a comerciantes e pessoas que passam por tais locais. Os resultados fazem com que a Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) tenha um plano ousado: implantar equipamentos nas principais vias não só da cidade como também nos trechos urbanos de rodovias que dão acesso à capital.


Das 41 câmeras atuais, quatro delas, instaladas recentemente na Praça do Trabalhador, além de afugentarem e registrarem a ação dos marginais, dão ainda maior agilidade aos policiais. Com uma central de monitoramento móvel, em um veículo próximo ao local onde estão instaladas, as câmeras possibilitam que as ações consideradas suspeitas sejam acompanhadas de perto pelos policiais, que podem abordar os suspeitos em uma velocidade maior do que se a central estivesse em um local fixo.

Além da Praça do Trabalhador, câmeras, só que de monitoramento fixo, estão instaladas nas Avenidas Bernardo Sayão, 85, Goiás, Anhanguera e 24 de Outubro, além das Ruas 4 e 8, no Centro. Um levantamento realizado ainda em 2009 já apontava o resultado dos "olhos eletrônicos" da polícia. Antes da instalação das câmeras eram registrados cerca de 68 ocorrências diárias de furtos e roubos nessas regiões. Com o monitoramento, esse índice caiu para uma média de cinco casos por dia. Na ocasião foi notado também a redução de outros tipos de infrações, como a venda de produtos pirateados. "Os resultados são muito importantes para o serviço da Polícia Militar", diz o Tenente-coronel Divino Alves de Oliveira, assessor de imprensa da PM.

Em toda a cidade

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás, João Furtado de Mendonça Neto, já está em processo de licitação a ampliação do número de câmeras em Goiânia.

Com orçamento de R$ 20 milhões, o projeto pretende abranger todas as principais ruas e avenidas da capital, além dos trechos urbanos das rodovias que dão acesso à Goiânia.

Segundo o secretário, serão estabelecidas parcerias com setores de transportes e da sociedade organizada, que, segundo João Furtado, têm manifestado interesse em se integrar às ações das forças de segurança no combate à criminalidade.

Os links de segurança, como são denominadas as instalações, seriam financiados por tais setores da iniciativa privada e doados à SSPJ, que ficaria encarregada de mantê-los em funcionamento. O projeto ainda não tem data certa para ser implantado.

Histórico

A instalação das câmeras na capital começou em dezembro de 2002, quando 16 aparelhos de alta precisão foram instalados na Avenida Bernardo Sayão.

Os resultados atuais, no entanto, foram obtidos após uma segunda etapa de instalação. Na primeira, a comunicação dos aparelhos com o centro de monitoramento era feito por meio de cabos. As imagens geradas não eram satisfatórias. A partir de 2006, um novo projeto mudou o sistema para transmissão via satélite. Depois do sucesso na região da Fama e de Campinas, o sistema foi expandido para outros pontos da capital, como Centro e Setor Bueno.

Os equipamentos são capazes de filmar com nitidez a uma distância de até 500 metros e giram em 360 graus. Com exceção das câmeras instaladas na Praça do Trabalhador, que contam com a central móvel, as imagens são repassadas por satélite ao centro de monitoramento, instalado no Comando do Policiamento da Capital.

O fim do contrato com a empresa que fazia o monitoramento, em maio desse ano, deixou comerciantes assustados com a possibilidade do serviço ser extinto. O monitoramento, no entanto, se manteve.

Fonte: Opopular

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls