Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos da Faculdade Goiana de Negócios- FAGON, Curso de Gestão Segurança Pública - Noturno
O que é tolerância zero? Tolerância zero é uma frase usada em um variado contexto. Pode se referir a uma sátira de perguntas idiotas, tolerância zero!
Quando se leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta: - Tá com defeito? - Não! Ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear. Você está pescando, quando alguém passa e questiona: - Você pescou todos esses peixes? - Não! Esses, são peixes suicidas que se atiraram no balde! Você está em um ponto de ônibus, quando um amigo pergunta: - O que você está
fazendo aqui? - Estou esperando o próximo metrô passar prá ir prá casa!
O programa "tolerância zero" da polícia de Nova York se tornou uma espécie de referência mundial na luta contra o crime.
Políticos e chefes de polícia, preocupados com o aumento desmesurado dos índices de criminalidade, tendem a invocar o exemplo da cidade de Nova York em busca de soluções. Políticos brasileiros - especialmente governadores, mas também parlamentares, secretários de Estado e prefeitos - estão entre os mais assíduos adeptos. Tolerância zero é utilizado por uma casta variada de políticos em seus palanques eleitoreiros. como Paulo Maluf que pregou tolerância zero em sua campanha para o governo de São Paulo 1998.
Depois de defender que os policiais da Rota deveriam usar fuzis AR-15 e outros aparatos semelhantes aos das Forças Armadas. Reduzir a maioridade penal para 14 anos. Embora não seja de sua alçada, ele diz que vai pressionar o Congresso, a partir de suas "influências", para reduzir a idade penal de 18 para 14.
"Se mata, tem de responder.", afirmou, durante debate promovido pelo jornal Folha de S. Paulo.
Por que a expressão tolerância zero é tão persuasiva hodiernamente? O programa tolerância zero poderá diminuir a violência tão crescente no Brasil? Pode o Brasil, um Estado Democrático de Direito, adotar a política de tolerância zero?
Clique Aqui para conferir o Trabalho
operações_policiais
0 comentários:
Postar um comentário