Em passagem por Goiânia, o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro José Mariano Benincá Beltrame, sabendo da existência do GIRO, quis saber mais sobre a especificidade desse tipo de policiamento promovido pela Policia Militar do Estado de Goiás, frente ao trânsito da capital.
Como não é diferente, em ambos os Estados o trânsito mostra-se complicado e confuso a cada dia, prejudicando sobremaneira o atendimento de ocorrências por parte de viaturas quatro rodas. Buscando um tipo de policiamento com motos mais eficiente, o Secretario pediu a apresentação de uma equipe.
Interessado na formação, criação e maneiras de deslocamentos, os componentes da equipe explicaram ao Secretario os equipamentos, armamentos utilizados, bem como o processo de deslocamento executado em alta velocidade, com riscos e segurança.
O Secretario ainda argüiu a respeito da independência do GIRO, vez que também pretende criar essa modalidade de policiamento já como Unidade independente. Ressaltou que é um policiamento de suma importância, com profissionais treinados e que, atualmente viaturas quatro rodas, não importando o treinamento do Policial, existe grande dificuldade em trafegar pela capital.
Foi dito também a respeito da Viatura Giro Apoio, responsável exclusivamente para transporte de pessoas detidas pelas equipes que precisam ser conduzidas ao Distrito.
Ao final, o Secretario disse que manteria contato, o que já ocorreu, devendo enviar profissionais para participar do CIRO-Curso de Intervenção Rápida Ostensiva para atuarem como multiplicadores na formação de novos profissionais em seu Estado.
Fonte: Major Prado
0 comentários:
Postar um comentário