A queda ocorreu nos últimos três anos na cidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo.
Município investiu em novo tipo de ciclofaixa: as bike lines.
A implantação de ciclovias em Ubatuba, a 224 km de São Paulo, fez com que em três anos o número de acidentes de trânsito envolvendo bicicletas fosse reduzido em 88% na cidade. Em 2005, no início da implantação das vias, foram registrados 25 acidentes por semana no município envolvendo ciclistas. Agora esse número caiu para três.
A iniciativa está dando tão certo que o espaço destinado a elas está sendo ampliado em toda a cidade. Atualmente, Ubatuba possuía mais bicicletas que moradores. São 80 mil bicicletas para 74 mil habitantes.
Hoje, a cidade tem 40 km de ciclovias e, em breve, deve ganhar mais 3 km.
A inovação chamada de bike line é uma demarcação no asfalto, assim como as ciclofaixas, a diferença é que a bike line foi pensada com o objetivo de organizar o trânsito sem diminuir as vagas de estacionamento, ficando particularmente localizada entre os veículos estacionados em 90° e a pista de rolamento. Outra diferença é que nas ciclofaixas e ciclovias, a mão é dupla, enquanto as bike lines seguem o mesmo fluxo dos carros.
No contexto da Segurança Pública, esta estatística comprova como medidas de incentivo ao uso de alternativas viárias através de projetos que seguem as determinações do Código de Trânsito Brasileiro podem proporcionar segurança à população, e diminuir os gastos estatais com atividades tradicionalmente reativas, como atendimento de ocorrências com vítimas e socorro de urgência.
Fonte: G1
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