Não basta a presença ostensiva de Policiais Militares nas ruas para combater a violência nas escolas, mas sim o lançamento de medidas estratégicas proativas, entre elas: sensibilização da comunidade escolar, obtida através de reuniões comunitárias com a participação das instituições ligadas à educação e à segurança nas escolas.
Tenente Coronel Wesley Siqueira Borges.
Perseguimos hoje esse ideal. Assim, como estratégia de conter a violência nas escolas, nós integrantes do Batalhão de Polícia Militar Escolar, mobilizamos as equipes gestoras das escolas Estaduais, Municipais e particulares, localizadas nas imediações do Setor Recanto dos Bosques, no auditório do Colégio Estadual de tempo integral Genesco F. Bretas, localizado na Rua Recanto dos Bosques esquina com a Rua Tropical, Setor Recanto dos Bosques, fone: 3292-5466, nesta Capital, no dia 19/10/11, das 07 às 12 horas, o que é uma forma de buscar a participação dos gestores na parceira da edificação de uma segurança com cidadania.
Haverá a partir das 7 horas apresentação da banda de música da Polícia Militar para os alunos da escola, os quais estarão reunidos no pátio para o hasteamento da Bandeira e cântico do hino nacional como forma de despertar interesse e a importância do cívico nos discentes e ao mesmo tempo a aproximação com os Policiais Militares que fazem a ronda Policial no Colégio.
A partir das 08 horas as aulas serão iniciadas e ao mesmo tempo, no mini-auditório da escola, estaremos reunidos com 05 (cinco) alunos escolhidos pela gestora da escola para representar os discentes, 05 (cinco) pais de alunos. Também estarão presentes: professores, diretores, integrantes dos seguintes órgãos: Secretaria Estadual e Municipal de Educação, rede privada de ensino, Secretaria Estadual de Cidadania, COMURG, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal Conselhos Tutelares, Ministério Público, Secretaria de Educação, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, Líderes comunitários, sociedade civil e outros atores responsáveis, em conjunto, pela construção de uma segurança preventiva.
A sessão terá os seguintes objetivos:
1) ouvir da comunidade escolar os problemas que afetam as escolas da região, com o princípio de que Conhecer os fenômenos é um primeiro passo na busca de resoluções;
2) prevenção, conscientização e esclarecimento da violência;
3) fazer a entrega da cartilha do BPMESC, 8ª edição, na qual constam os ajustes de conduta firmado entre os órgãos que atuam com a criança e o adolescente e as estratégias de prevenção da violência nos estabelecimentos de ensino;
4) aumentar a participação – parceria – envolvimento da comunidade nas escolas, na prevenção e combate à violência;
5) apresentar e discutir novas estratégias para inibir a violência.
Fonte: Recebido via e-mail
Wesley Siqueira Borges
0 comentários:
Postar um comentário