.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Horário de verão começa neste domingo

O horário de verão começa a zero hora deste domingo, dia 16, em três regiões do País (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), abrangendo Goiás. Os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida se estenderá até o dia 26 de fevereiro de 2012. Segundo previsão da Celg Distribuição, o horário de verão deverá propiciar redução da demanda de ponta do sistema em torno de 3%, ou cerca de 60 MW . Isso equivale à demanda das cidades de Rio Verde e Santa Helena.
Quanto à redução de energia elétrica a Celg D estima que deve ficar em torno de 0,2%, ou seja, 2.300 MWh, o que equivale ao consumo mensal de energia de uma cidade do porte de Iporá. A implantação do horário de verão é considerada pelo governo uma medida  necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico, eliminando riscos de sobrecarga no horário de ponta (das 19 às 22 horas), quando o consumo de energia aumenta, bem como  economia na geração térmica.


Demanda

Ao longo dos 126 dias de vigência do horário de verão, todas as regiões atingidas pela medida devem reduzir a demanda  em aproximadamente 1.820 MW, nas regiões  Sudeste/Centro-Oeste (4,4%), e 500 MW, na região Sul (4,7%). A redução de energia esperada nas regiões Sudeste, Centro e Sul é de aproximadamente 0,5%.


O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Até 1967, sua implantação foi feita de forma esporádica e sem um critério científico mais apurado. Depois de 18 anos sem que fosse implementado, voltou a vigorar no verão de 1985/86, como parte de um elenco de ações tomadas pelo governo devido ao racionamento ocorrido na época por falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então, o horário de verão passou a ocorrer todos os anos.


Fonte: Diário da Manhã

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls